-
Arquitetos: Toru Arquitectos
- Área: 205 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ariadna Polo
-
Fabricantes: Helvex, Interceramic, Pinturas Berel, Tecnolite
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa é um projeto de investimento. A pedido do cliente, uma casa unifamiliar foi construída para venda em um terreno com uma localização muito atraente na cidade de Querétaro. Ela deveria ser funcional para o público em geral, pois não tinha usuário final estabelecido no momento de seu projeto e construção. Apesar disso, também deveria ter acabamentos e detalhes que a distinguissem das demais propriedades da região. O pavimento superior abriga a área privada com três dormitórios, cada um com um banheiro, além de um closet no quarto principal. O térreo tem espaço para três carros, um escritório, meio banheiro, cozinha, sala de jantar, sala de estar, lavanderia e um terraço.
O terreno apresentava espaço para um pequeno jardim, porém preferimos enchê-lo com argila expandida e vasos de barro para economizar a água e a manutenção exigida pelo gramado, sem sacrificar o frescor obtido das plantas, razão pela qual também desenhamos jardineiras na fachada principal. Também por isso, foi plantada uma árvore flamboiã no estacionamento, cuja copa forma uma espécie de "guarda-chuva" com a ideia de diminuir a temperatura na fachada principal que recebe o sol do oeste. Outra maneira de proteger a casa do calor da região foi evitar ao máximo grandes janelas na frente, priorizando outras orientações. Além disso, o projeto recorre a clarabóias nos banheiros, closet e circulações.
Gostamos muito do uso de madeira natural, e para este projeto experimentamos a folha de okume, que é uma madeira com pouco grão, o que a torna muito versátil quando se trata de contrasta-la com outros materiais. Na casa como um todo usamos uma paleta muito limpa, praticamente todos os pisos, paredes, forros e tetos são do mesmo tom e textura, destacando apenas a madeira e os acessórios pretos nos interiores. Há até mesmo um par de paredes de concreto aparente, por razões estruturais, que decidimos deixar em sua cor natural, uma vez que ela não rompe com a paleta que tínhamos.
Para o lado de fora, pelo contrário, optamos por algo contrastante. Na frente projetamos uma parede de tijolo que se mistura com a porta de madeira. Visualmente essa combinação forma a base da casa que parece sustentada por um volume em terracota. Na parte posterior, as paredes perimetrais são feitas de tijolos semi-aparentes, com uma camada de tinta da mesma cor que o resto das paredes, uma vez que mudando apenas a textura conseguimos gerar um espaço muito mais interessante.